Manual do Aluno 2018

 A nossa proposta para o modelo de pensamento complexo é a visão de equilíbrio entre o pensamento linear e o sistêmico. Ela pode se traduzir pelo equilíbrio entre os seguintes pontos: razão e intuição, indivíduo e grupo, conteúdos e processos, conhecimento e imaginação, quantidade e qualidade, avaliação e aprendizagem O interacionismo é uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, pela interação deles com a realidade. Trata-se, portanto, de uma visão sociocultural. A interdisciplinaridade fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento. Embora seja aprendido individualmente, o saber é uma totalidade. O todo é formado pelas partes, mas não implica apenas a soma delas; é maior que elas. Assim, a natureza complexa do próprio ato educativo exige explicação e compreensão pluridisciplinares.


1. SETORES DE ATENDIMENTO AO ALUNO E À FAMÍLIA

   1.1 – DIREÇÃO

   É responsável pela organização do estabelecimento, planejamento, execução e avaliação de todos os serviços escolares. O diretor é responsável pelo colégio e responde pelas várias frentes de trabalho da comunidade.

   1.2 –COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

   É o serviço da natureza administrativa e pedagógica que supervisiona, orienta e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores, garantindo o alcance dos objetivos e a qualidade do processo ensino-aprendizagem. O coordenador pedagógico acompanha os planejamentos, zela pela interdisciplinaridade, organiza e promove contatos frequentes com os professores, avalia periodicamente os professores e atende pais e alunos no que diz respeito à qualidade de ensino, metodologia e estratégias educacionais.

   1.3 – SECRETARIA

   É o serviço responsável pela documentação dos alunos e da escola. Funciona nos seguintes horários: 2º a 6º feira: das 7:15h ás 17h. Para declarações de escolaridade, 2º via de boletim, histórico escolar e certificado haverá cobrança de taxa. O pedido deverá ser encaminhado diretamente à secretária e serão atendidos no prazo de 24 horas.

   1.4 – ATENDIMENTO AOS PAIS

   Os atendimentos com a coordenação, ou com a direção deverão ser agendados na secretaria do colégio. Para atendimento com o professor, os responsáveis deverão entrar em contato com a Coordenação Pedagóggica, para que o agendamento seja realizado no período das aulas extras-curriculares.


2. NORMAS E PROCEDIMENTOS

   Disciplina escolar compreende o conjunto de normas, orientações e princípios para garantir a ordem e a convivência em saudável ambiente institucional; prevenir atitudes indevidas; orientar e corrigir atos desrespeitosos, gestos e palavras não condizentes com a proposta educativa do Colégio Interate. O Colégio Interate apresenta as Normas Disciplinares que orientam professores, alunos e responsáveis a zelar pela ordem e disciplina de tal forma que haja um ambiente favorável ao convívio social, ao ensino de qualidade e à educação, no qual todos se sintam felizes e corresponsáveis. Tais normas são muito importantes para fornecerem parâmetros relacionados à conduta que se espera de um aluno, pois é também na escola que se aprende a definir limites e adquirir a noção de deveres e direitos. O Colégio tem como uma de suas missões ensinar aos alunos o exercício da cidadania, portanto faz-se necessário deixar claro que todo direito tem como contrapartida um dever, sendo importante alertá-los para a análise de sua conduta escolar e polidez com aqueles que os cercam. Em parceria, a família assume o compromisso de se fazer presente no colégio todas as vezes que for solicitada formalmente, ou quando do seu interesse.

   2.1 – PONTUALIDADE



    Educação Infantil
  • Bercário: 2ª à 6ª feira - 6h30 às 18h
  • Manhã :2ª à 6ª feira -7h45 às 12h
  • Tarde :2ª à 6ª feira -13h às 17h

  • Ensino Fundamental I
  • Tarde : 2ª à 6ª feira - das 13h ás 18h

  • Ensino Fundamenta II
  • Manhã: 2ª à 6ª feira - das 7h às 11:50h
  • Tarde : 2ª à 6ª feira - das 13h ás 17:50h

  • Ensino Médio
  • Manhã: 2ª à 6ª feira- das 7h às 11:50


   2.2 – ATRASOS

   É dever do responsável pelo aluno garantir sua assiduidade, pontualidade escolar e garantir a saída do aluno das dependências do colégio após o término das aulas e/ou atividades escolares. Os portões serão fechados impreterivelmente ás 7h e ás 13h. Nos casos de atrasos o aluno deverá entrar pela recepção e aguardar no pátio para entrada na segunda aula, assumindo o ônus desses atrasos como faltas e perda de atividades avaliativas. Reincidência nos atrasos exigirá reflexão entre escola, família e educando, para que medidas cabíveis sejam tomadas. Reforçamos a importância do cumprimento dos horários de entrada e saída. O professor iniciará as atividades impreterivelmente ás 7h (MANHÃ) e ás 13h (TARDE).

   2.3 – AS DISPENSAS ESCOLARES

   Serão autorizadas mediante comunicação dos pais via agenda ou telefone. A saída do aluno da escola somente será permitida com a apresentação da autorização de dispensa devidamente assinada pelo coordenador/ diretor/ secretario. Não será permitida a saída do aluno das dependências do colégio, mesmo com autorização dos responsáveis durante o período de intervalo.

   2.4 – ANIVERSÁRIOS

   Não há comemorações no ambiente escolar exceto na Educação Infantil, que possui regulamento próprio.    Convites de aniversário serão entregues em classe quando o aniversariante trouxer para todos os amigos da sala. A Instituição reserva-se o direito de não fornecer dados pessoais dos alunos, tais como números de telefone, endereços, etc.

   2.5 – AGENDA ESCOLAR

   O uso da Agenda Escolar no colégio éobrigatorio para todos os alunos, desde a educação infantil até o ensino médio.    

   2.6 – AVALIAÇÃO

   Cada setor encaminhará as regras de composição de notas nas reuniões realizadas no início do ano letivo. Ressaltando que poderão ocorrer alterações no calendário.    

   2.7 AVALIAÇÕES PERDIDAS/SEGUNDA CHAMADA

   Toda e qualquer avaliação previamente marcada (pelo professor ou por calendário entregue pela coordenação) que não seja realizada pelo aluno na data, implicará em recolhimento da taxa no valor de R$ 30,00 para que seja marcada a segunda avaliação. Isenta-se o recolhimento da taxa somente casos em que o aluno, comprovadamente através de atestado médico, justifique sua absoluta impossibilidade de locomoção até o colégio. O aluno poderá requerer a segunda avaliação até três dias letivos após a perda da primeira. Tal procedimento deve ser solicitado à coordenação, apresentando a documentação comprobatória e preenchendo o requerimento e em caso de falta no dia agendado para a segunda avaliação, o aluno perderá o direito a mesma.

   2.8 – BRINQUEDOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

   Os alunos poderão trazer jogos e brinquedos para brincar com os amigos, ás sextas feiras.    O Colégio não se responsabiliza pela quebra ou perda de brinquedos.    É de extrrema importância que os brinquedos enviados sejam identificados e preferencialmente brinquedos não eletrônicos.

   2.9 – UNIFORME

   O uso do uniforme é obrigatório, inclusive para atividades fora do horário escolar em quaisquer circunstâncias. O mesmo deverá ser identificado (caneta para tecido) com o nome e série do aluno. A responsabilidade com o cuidado do uniforme é exclusivamente do aluno. Conforme o regimento escolar é vedado ao aluno permanência na escola sem uniforme completo


3. É PROIBIDO

  • Danificar as dependências físicas e o patrimônio do Colégio. Se ocorrer, poderá implicar ressarcimento dos danos causados;
  • Ter posturas indevidas nas dependências e no entorno do Colégio, tais como namoros abusivos e inconvenientes;
  • Usar palavras de baixo calão, rotular colegas em tom desrespeitoso ou ofensivo, provocar, incentivar ou participar de brigas, organizar grupos e ameaçar colegas, portar gravuras, revistas, imagens e objetos impróprios aos bons costumes e ofensivos a moral.
  • Desrespeitar, agredir fisicamente ou verbalmente qualquer um dos colaboradores da instituição;
  • Utilizar-se de processos fraudulentos na realização de qualquer atividade escolar;
  • O uso de aparelho celular dentro da sala de aula.
  • TRANSFERENCIA COMPULSÓRIA aplica-se nos casos:
  • Portar, usar, incentivar, distribuir, mostrar e ajudar a esconder qualquer tipo de droga ilícita e/ou lícita nas dependências do Colégio;
  • Trazer ou usar, dentro das dependências do Colégio, recipientes que contenham qualquer tipo de gás, objeto cortante ou pontiagudo, brinquedos que imitem armas de fogo, explosivos e objetos de qualquer natureza que atentem contra a integridade física de outrem;
  • Prejudicar a imagem do Colégio e/ou de toda a comunidade educativa a que pertence, por meio tecnológico, da internet ou quaisquer meios de comunicação.



4. ORIENTAÇÕES – USO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

   O uso inadequado de celulares (fotos, imagens, sites) será passível de sanções escolares.    O colégio não se responsabilizará pela perda de celulares e aparelhos eletrônicos. A lei 12.730 de outubro de 2007 estabelece a proibição do uso de aparelho celular em salas de aulas. O direito dos pais ou responsáveis de comunicar-se com seus filhos, em casos de necessidade, é assegurado ao alunoso uso do telefone fixo institucional (nos setores) não sendo justificativa para os alunos usarem celulares na escola.


5. REDES SOCIAIS E APLICATIVOS

   Considerando que o mau uso das Redes Sociais e Aplicativos (Facebook, Twitter, Whatsapp, Snap Chat, entre outras) atinge diretamente a rotina escolar através de possíveis conflitos decorrentes dessas ações, a escola reserva-se o direito de intervir, agir e sancionar aqueles que as utilizarem de maneira inadequada, comprometendo a imagem mora da Instituição e de seus alunos.


6. SANÇÕES

   O Colégio, por meio de seus gestores educacionais, analisará cada caso de infração cometida pelo aluno para avaliar a gravidade e aplicar a devida medida educativa, desde a advertência, exclusão da sala de aula, à suspensão das atividades regulares diárias, como previsto no regimento escolar. Os pais ou responsáveis terão ciência da sanção aplicada ao filho e dos motivos que deram causa a ela, devendo assumir, juntamente com o Colégio, o propósito educativo das medidas tomadas.


7. ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS

  • A Escola não será responsável pela aquisição do material didático do sistema Dom Bosco, ficando assim de inteira responsabilidade dos responsáveis do aluno(a) .
  • Não será permitido que o aluno(a) permaneça em sala de aula sema utilização material didático.
  • Fica proibido tirar xerox ou fotografar páginas do material didático
  • As notas de participação inclui a assiduidade do material valendo menção de zero a dez.
  • Em cumprimento a lei nº 132/2007,não será permitido o uso do celular em sala de aula, devendo permanecer desligado durante todo o período de aulas.Caso haja o descumprimento esta norma,ou reincidência o (a) aluno(a) será encaminhado á Direção e implicará em sansões disciplinares: advertência ou suspensão. O mesmo só poderá ser retirado pelo responsável do aluno com a Direção.
  • O horário do intervelo deve ser usufruído para que o(a) aluno(a) possa encontrar um momento de descontração, para se alimentar e utilizar os banheiros, portanto não deverá permencer em sala de aula, nem nos corredores neste horário.
  • Após o sinal o(a) aluno(a) deve entrar em sala sempre com o professor e a cantina não poderá servir ao aluno que não tenha feito seu pedido em tempo hábil.
  • Não levar para a sala de aula nenhum tipo de alimento comestível
  • Aos trabalhos escolares em sua maioria serão desenvolvidos em sala de aula com orientação dos professores de acordo com cada segmento.
  • É de extrema importância que o(a) aluno(a), entregue os trabalhos nas datas estabelecidas pelo professor. Caso a coordenação autorize a entrega dos trabalho com atraso terá valor da nota reduzido.
  • Ressaltamos que os trabalhos deverão ser entregues impressos de acordo com a Normas estabelecida pela ABNT.
  • Não será permitido namoro nas dependências do Colégio.
  • Em caso de alunos que encontra-se impedidos de realizadar atividades de Educação Física, é de extrema importância a apresentação de Atestado Médico que comprove o motivo pela proibição do mesmo, para que o aluno seja avaliado de outra forma.

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